A Uva do Monte (cramberry), fornece uma grande quantidade de vitamina C e foi largamente utilizada nos anos 1800, por marinheiros, em longas viagens, para prevenir o escorbuto. Os índios da América do Norte usavam a uva como remédio e, até hoje, esta fruta tem a reputação de ser um agente limpador do organismo, especialmente efetiva para os RINS.
Pesquisas recentes da Associação Médica Americana (publicadas no jornal The Times em 1994), sobre as propriedades medicinais do suco de uva do monte indicaram que um dos seus maiores benefícios é que ele reduz a probabilidade de infecções urinárias.
Um relatório recente ressaltou o benefício do suco cramberry para as pessoas que sofrem de cistite. O Pycnogenol, um potente antioxidante que é particularmente útil para manter o colágeno na pele, também foi encontrado nas uvas do monte.
Existem indicações para cistite (inflamação da bexiga), nefrite (inflamação dos rins) e cálculo renal, pedra na vesícula, gota, cefaléia (dor de cabeça, enxaqueca). Para as pessoas que desejam ou precisam perder peso. Claro que tudo também com orientações de profissionais.
Uma nova pesquisa se descobriu que as ocorrências de infecções do trato urinário estão em ascensão.
O estudo, do Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte, prevê que a infecção afeta cerca de metade dos adultos com mais de 20 nos próximos anos, o que representa um aumento de 18 por cento em UTIS em apenas uma década.
Segundo pesquisas de Bodel, Cotrain e Kass (1959) impede fixação da bactéria Esquerícia Coli que provoca infecções urinárias.
Segundo o encontro anual do Infectious Diseases Society of America em 2002, ela tem ação sobre bactérias que causam úlceras gastrointestinais, doenças periodontais,  respiratórias e de ouvido.
Em um estudo, 474 ml de suco de cranberry por dia produziam efeitos benéficos em 73% das pessoas (44 mulheres e 16 homens) com infecções urinárias ativas. Além disso, a interrupção do suco de cranberry nas pessoas que foram beneficiadas com o tratamento resultou em reincidência da infecção na bexiga em 61% das pessoas.
Cranberry contém proantocianidina, que é um antioxidante potente, flavonóides que é vitamina C, é um diurético natural, vai dá saúde estomacal, bucal, renal, hepática e circulatório, a cranberry é capaz de inibir a colagem das bactérias nas mucosas.
Na boca por exemplo, não deixa que as bactérias grudem, na parte urinária vai impedir que a bactéria Esterichia Colli grude na mucosa dessa região, que principalmente na Mulher, é a causa das infecções de bexiga, e no estomago, impede que a bactéria Agapilori grude na mucosa do estomago .
Os índios americanos já usavam a uva do monte para prevenir e tratar doenças do trato urinário há séculos e isso sempre intrigou os cientistas.
No século 17 nos estados unidos utilizava-se uma pasta feita de uva do monte para conservar os alimentos por longos períodos. Também usavam como antisséptico em ferimentos causados por flechas envenenadas.
Na segunda guerra mundial um dos mais importantes alimentos dos soldados americanos era a uva do monte desidratada, que garantia uma boa nutrição para as tropas.
Como toda fruta vermelha, a uva do monte também possui muitos antioxidantes, que previnem doenças degenerativas e retardam o envelhecimento.