sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ETNA - NOVO MEDICAMENTO PARA NEUROPATIAS PERIFÉRICAS

A associação fosfato dissódico de citidina/uridina-5-trifosfato trissódica/acetato de hidroxocobalamina é uma associação medicamentosa utilizada pela medicina no restauro de lesões nervosas periféricas, tais como compressões apresentadas em lesão do plexo braquial, fraturas, entorses, lesões por vibração no estilo LER ou DORT, neuropatia diabética[1] entre outras.

PROPRIEDADES

A associação é um sal formado por nucleotídeos pirimidínicos CMP e UTP. Tem por base ser a molécula de transferência e precursor do DNA neuronal na formação da bainha de mielina e da membrana celular neuronal. O medicamento, portanto, integra esta cadeia metabólica, que em virtude da lesão, poderá estar em intensa fase de regeneração.

NOMES COMERCIAIS

Etna® 
Capsulas e injetavel

Fonte : Wikipédia

47 comentários:

  1. Caro,
    Ouvi o relato dramático de um indivíduo portador de paralisia facial que foi curado com ETNA, após tentar sem nenhuma melhora, medicamentos agressivos. Meu médico me diagnosticou com uma doença rara "Neuralgia do Pudendo". Muito desagradável, dolorosa e incapacitante. Não sei a extensão dos danos. Minha função motora está preservada (urinária, sexual, evacuatória). Mas a sensitiva está hiperativa (ardência pélvica e depressão profunda), penso em uma lesão contusa na bainha de mielina, próximo a Espinha isquiática (perto do cóccix), devido a quedas. Sei que a tal Espinha isquiática é quase como uma "faca" sobre o nervo. Minha pergunta é se você tem ouvido bons relatos sobre o ETNA (anedóticos)? Porque os estudos não são suficientes se na prática os pacientes não estão relatando melhorias.

    Comento o Citoneurin, cuja ação neurológica é muito discreta (é mais musculo-esquelética), mas é prescrito pelos médicos apenas por ser de um grande laboratório (Merck) e o Acheflan, cujo princípio ativo era conhecido há séculos, mas está sendo prescrito "a rodo" por ter sido embalado pela Aché.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, meu nome é Anabel, tenho neuralgia do pudendo e levei anos de médico em médico até conseguir chegar no diagnóstico. Pouca literatura, pouca disposição. É desesperador. Queria trocar umas informações com vc se puder. Obrigada.
      anabellosada@hotmail.com

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Boa tarde, quero saber se Etna pode ser usado para enxaqueca crônica!

    Grato!

    ResponderExcluir
  3. ando como se na sola dos pes,tivessem colchoes dagua,nos joelhos a artrozes incomodam....

    ResponderExcluir
  4. Quais os sintomas, diagnóstico e tratamento para neuralgia do pudendo? Att. PEDRO.

    ResponderExcluir
  5. Quem sofre de Neuralgia do Pudendo poderia trocar informações à respeito de diagnóstico e tratamento. Jâ fiz infiltração em L4 e denervação das sacroilíacas e já vou tomar a terceira injeção de Dexacitoneurim e nada de melhorar, não consigo nem sentar que pressiona a região coccígea e a dor é insuportável. Att. litodf.ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bruno, como anda o seu tratamento para a Neuropatia do Pudendo? Como conseguiu o diagnóstico e gostaria de saber se sentes dor no cóccix? Att. Pedro: litodf@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou tomando centuneurim nao esta adiantado. Sera wue etna resolve? Inflamacao nos nervos perifericos e hernia de disco na lobar.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Orudam, também tenho NP, se vc quiser trocar informações entre em contato no meu e-mail: litodf2@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Tive uma crise no Ciatico em setembro de 2015...depois de receber tramal na veia, a dor melhorou porem a sensibilidade no caminho do ciatico nao existe!! ja fiz fisioterapia e ainda nao tenho sensibilidade nessa regiao!!! me indicaram etna por 2 meses de 8 x 8 alguem ja passou por isso?? e sabem se o etna funciona para o ciatico?? Obrigado Marcelo

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!! Etna serve parea falta de sensibilidade após uma crise no ciatico?? me indicaram por 2 meses!!

    ResponderExcluir
  12. Etna restaura a bainha de mielina e toda estrutura do neurônio com isso a dor tende a acabar a posologia está correta 2 caos de 8 em 8 hs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, são 6 por dia então? Tenho discopatia degenerativa e neurite intercoatal, será que resolve? Grato

      Excluir
    2. Tb tenho discopatia degenerativa, procurando uma segunda opinião depois do primeiro falar q só cirurgia resolveria, hoje consultei cumprimentos outro meu médico e esse me receitou Etna por seis semanas, disse q ajudará muito e não precisarei operar segundo ele!

      Excluir
    3. Tb tenho discopatia degenerativa, procurando uma segunda opinião depois do primeiro falar q só cirurgia resolveria, hoje consultei cumprimentos outro meu médico e esse me receitou Etna por seis semanas, disse q ajudará muito e não precisarei operar segundo ele!

      Excluir
  13. Boa noite!! Pessoal, conseguiram um tratamento eficaz para controle da dor da nevralgia do podendo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Meu nome é Anã Carolina e luto contra uma.bursite no trocânter há mais de um ano. Etna pode me ajudar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Eu tomo Etna e tenho neuro patia e não tinha sensibilidade no pé direito. Con o uso a dor amenizou e sensibilidade estar voltando aos poucos. Tomo 2 de 8/8 hs.

    ResponderExcluir
  16. Ola pessoal, tenho Nerlragia do Nervo pudendo e gostaria de trocar informações, não sei mais oque fazer, no meu caso foi muito devastador o dano, se alguem puder me ajudar ficarei grato, meu email é: arthur.goddesss@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ola pessoal, tenho Nelragia do Nervo Pudendo e gostaria de trocar informações, no meu caso foi tão devastador o dano no nervo que não sei mais oque fazer, se alguém puder me ajudar ficarei grato, meu email é: arthur.goddesss@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Arthur peça a DEUS misericórdia. E tente manter a calma e seguir com fé.
    Não posso te ajudar com soluções nem novas formas de tratamento. Mas o que posso te dizer é essa mensagem.
    Pois é com fé e esperança que tenho seguido e passado por fase de doença.
    Procure um neurologista bom, com boas referências e confie nele.
    Desejo que fique bem e em PAZ.
    Abraços
    Carolina

    ResponderExcluir
  19. Tenho parestesia na perna devido um rasgo no nervo por um pino que tinha no osso. Sentia choques enormes e agora tomo etna pq ainda sinto picadas e dormência. Mais só tomo dois comprimidos por dia. Estou achando essa dosagem pouco. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  20. Tive uma dor lombar irradiando para o ciático e não passava com tramal.A hérnia estourou comprimindo os nervos da parte lombar.
    Fui operada porem perdi a sensibilidade e funções pelvicas,estou a 10 meses na luta e wm tratamento para possivelmente fazer o implante de um aparelho neuromodulador.vejam no site www.neumodulacao.med.br
    Tenho sindrome da cauda equina e estou fazendo terapia para superar esse trauma psicológico.
    Tomei citoneurim por alguns meses e agora vou iniciar o Etna com a esperança de alguma melhora

    ResponderExcluir
  21. Sofro muito de dores nas costelas o mèdico ortopedista depois de muitos exames disse que è uma nevralgia intercostal...alguém sofre desse problema pode trocar informações comigo meu whattsap 11993216239

    ResponderExcluir
  22. Olá, estou com fortes dores na perna, certeza que é ciático, ortopedista solicitou tomografia, so farei em maio, me receitou Etna 2 x por dia e 3 injeções que já tomei.
    Alem do Etna estou tomando outros remédios, mais a dor mudou, ontem e hoje está terrível, só deitada pra passar, trabalho sentada, tenho certeza que o peso e a falta de exercícios me levaram a essa crise, só tenho 34 anos... Muito preocupada e ansiosa pelo resultado da tomografia que ainda vou fazer.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Estou desesperada e completamente abalada com paralisia facial periférica. Já tomei prednisona durante 7 dias e aciclovir durante 10 dias. Tbm já estou fazendo fisioterapia. Mas até o momento não to vendo grandes evoluções. Meu neurologista me passou agora esse remédio ETNA. Alguém sabe.me dizer se é bom mesmo? Principalmente para paralisia facial periférica. Me ajudem! Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite! Estou desesperada e completamente abalada com paralisia facial periférica. Já tomei prednisona durante 7 dias e aciclovir durante 10 dias. Tbm já estou fazendo fisioterapia. Mas até o momento não to vendo grandes evoluções. Meu neurologista me passou agora esse remédio ETNA. Alguém sabe.me dizer se é bom mesmo? Principalmente para paralisia facial periférica. Me ajudem! Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Tenho 28 anos e estou com paralisia facial periférica. Já tomei prednisona por 7 dias e aciclovir por 10 dias. Estou com essa paralisia há 16 dias. Estou desesperada e completamente abalada! Já iniciei a fisioterapia, mas ate5o momento não estou vendo muita evolução. Agora meu neuro receitou esse remédio ETNA. Alguém sabe me dizer se é bom mesmo? Principalmente para meu caso. Me ajudem! Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, meu problema é muito incomodo, tenho dores na parte central da coluna cervical, que irradia para o lado esquerdo atingindo também a parte frontal do peito, que por muitas vezes para ser dor no coração, com isso meu humor fica horrível, pois o incomodo parece que eu vou infartar ou coisa parecida. Fui ao médico e ele me receitou esse remédio ETNA, já faz uns 10 dias que venho tomando esse remédio mas até agora não observei nenhuma melhora, alguém também sente estas dores ou fisgadas. E poderia me dar maiores informações?. Desde já meu muito obrigado !

    ResponderExcluir
  27. Anderson tenho exatamente o mesmo que vc é queria saber se esse medicamento de funcionando pra vc .....E no frio a dor é insuportavel

    ResponderExcluir
  28. O médico me receitou Etna para síndrome do carpio. Ainda não comecei a tomar. Gostaria de saber se alguém já fez este tratamento e se melhorou. Os médicos recomendam operar, porém a maioria diz que é mto sofrimento, pouco retorno, e que ainda pode não resolver nada. O incômodo está sendo enorme e a musculatura do antebraço e punho estão atrofiando, mesmo fazendo acupuntura e fisioterapia... meu email: energiaesol@gmail.com. Agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Tenho neuropatia axonal na perna direita. Tomei Prebictal e não deu resultado.Estou tomando Etna de 8 em 8 horas e não sinto mais dor.Minha qualidade de vida esta excelente"'

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de sabe porque eu tomando etna estou inchando?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, alguém pode me informar se posso fazer uso do aciclovir juntamente com Etna?....Paralisia facial!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, alguém pode me informar se posso fazer uso do aciclovir juntamente com Etna?....Paralisia facial!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, alguém pode me informar se posso fazer uso do aciclovir juntamente com Etna?....Paralisia facial!

    ResponderExcluir
  34. Caros, estou procurando o etna injetável e não acho!!! Minha precisa urgente!!!

    ResponderExcluir
  35. tIVE SINDROME DE GUILLAIN-BARRÉ E O MEDICO RECEITOU, TOMEI 3 CAIXAAS DE 50 COMP, SENTI MELHORA, SERÁ QUE É BOM CONTINUAR?

    ResponderExcluir
  36. Estou tomando etna faz quase um mês. E a dor nas minhas pernas continuam . Acho q eco nervo ciático. Será o médicamento fraco ?

    ResponderExcluir
  37. gostaria de saber se ETNA funciona para parestesia bucal ? fiz extração do dente do sizo e comecei a tomar ele ,porém até agora nada !

    ResponderExcluir
  38. Alguém já usou o Etna para meralgia parestésica e se usou melhorou

    ResponderExcluir