terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nucleotideos

Nucleótidos (português europeu) ou Nucleotídeos (português brasileiro) são compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente as biossínteses, na maioria das células. Funcionam ainda como sinais químicos, respondendo assim a hormônios e outros estímulos extracelulares; eles são também componentes estruturais de cofactores enzimáticos, intermediários metabólicos e ácidos nucleicos.




Os nucleóticos podem ser considerados os monómeros do DNA/RNA, sendo o polimero, o próprio DNA/RNA.



Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas podem ser classificadas em: pirimidinas e púricas. A base está ligada ao carbono 1 da pentose e o fosfato está esterificado ao carbono 5 da mesma.



Tanto o DNA como o RNA tem duas bases púricas: a adenina e a guanina. Eles possuem também uma pirimidina principal: a citosina. Mas existe uma diferença entre as bases de DNA e RNA: a segunda base pirimídica, que vai ser a timina no DNA e a uracila no RNA.



O DNA é o principal constituinte dos cromossomos.Os genes são segmentos de molécula de DNA ,responsáveis pelas características dos indivíduos. O RNA participa principalmente do processo de síntese de proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário