terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESPONDILÓLISE

A espondilólise caracteriza-se pela presença de uma ruptura ou fratura de uma parte da lâmina posterior chamada de pars interaticular. Essa lesão geralmente ocorre na adolescência e, se não tratada e diagnosticada corretamente, pode levar a um escorregamento da vértebra (Espondilolistese). O quadro inflamatório local, devido à fratura com hipermovimentação da lâmina gera dores locais, muitas vezes incapacitante.




Sintomas



A queixa mais comum é a dor localizada na região lombar baixa, no nível da cintura. Ela pode ser bem localizada, e na palpação, muitas vezes podemos encontrar um ponto doloroso somente em um lado do corpo. Pode ser facilmente confundida com uma simples dor lombar. Por isso, nos adolescentes com este padrão, devemos sempre investigar o tipo de alteração óssea.



Opções de tratamento



Inicialmente utilizaremos medicação para redução da dor, fisioterapia para reforço muscular com estabilização e as infiltrações locais da lesão para alívio da dor. Se a dor persistir após o tratamento ou no caso de uma vértebra escorregar sobre outra imediatamente abaixo, um tratamento mais intervencionista deve ser adotado. Por exemplo, a correção cirúrgica minimamente invasiva do defeito ósseo, através da realização de uma fusão local. Este procedimento não bloqueia a movimentação da vértebra como os outros.



Tratamento não cirúrgico

• Medicação

• Fisioterapia

• Tratamento da dor Crônica

-Bloqueio do pars articular



Tratamento cirúrgico

• Correção da Pars interarticular - DOS

• Fusão vertebral minimamente invasiva(Artrodese)

- Método XLIF

- Método ALIF




Dr. Juliano Lhamby

Telefones: (11) 3501-3196 / (11)3256-2000
Av.Angélica, 2646 - Consolação - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário